Por que existe o Dia Mundial do Doador de Sangue?
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado para homenagear aqueles que doam sangue voluntariamente e para conscientizar a população sobre a grande importância desse ato de generosidade.
Por que 14 de junho?
O dia 14 de junho foi escolhido em homenagem ao aniversário de Karl Landsteiner, o cientista que desenvolveu a classificação dos grupos sanguíneos (sistema ABO) e descobriu o fator RH.
A importância da data
Muitos países de baixa e média renda enfrentam dificuldades para disponibilizar sangue seguro devido ao baixo número de doações e à falta de equipamentos adequados para testar o sangue.
Globalmente, 42% do sangue é coletado em países de alta renda, que representam apenas 16% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Brasil, hemocentros e hospitais frequentemente enfrentam desafios para manter seus estoques de sangue abastecidos. Por isso, essa data serve para destacar a importância de manter um fornecimento constante de sangue para atender a todos que dele necessitam.
Os efeitos da doação de sangue
Doar sangue salva vidas. Transfusões são essenciais para restaurar a oxigenação dos tecidos, prevenindo falências de órgãos em situações graves, como hemorragias, acidentes e anemias.
Como funcionam as doações
Para doar sangue, uma agulha é conectada a uma mangueira que conduz o sangue do braço do doador para uma bolsa de coleta. Esta bolsa é colocada em uma bandeja que a mantém em movimento constante para evitar a coagulação do sangue.
Antes da doação, o doador passa por uma triagem que inclui exames rápidos (como o teste de anemia) e o preenchimento de um formulário para assegurar que ele está apto a doar.
Após a doação, o doador recebe um lanche e a certeza de ter contribuído significativamente para salvar vidas.
Critérios para doar sangue
-Idade: entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável;
-Peso: mais de 50 kg;
-Condições de Saúde: o doador deve estar em boas condições de saúde, sem estar doente ou indisposto;
-Alimentação: não estar em jejum. É importante fazer uma refeição completa pelo menos três horas antes da doação e consumir o lanche oferecido após o procedimento;
-Documentação: um documento oficial com foto (identidade, carteira de trabalho, CNH, etc.);
Para mais informações, é importante consultar o site do Hemocentro local. Antes da doação, todos os doadores passam por uma entrevista que aborda essas questões.
Se estiver interessado(a) em se informar mais a respeito de diversos assuntos de saúde, siga a 123 Tele em todas as redes sociais: https://www.instagram.com/123.tele/ e https://www.linkedin.com/company/123-tele/.





